[Blog] Arquitetura da informação para jornalistas

20081129-jovem no computador[1]Tenho uma confissão a fazer: saí da faculdade sem ter tido uma aula sequer voltada para a comunicação digital. Chega a ser absurdo conceber que os cursos universitários não se adequaram às novas tendências, que ganham cada dia mais força, não é mesmo? Mas isso vale uma discussão à parte. Toda essa introdução serviu para dizer que eu me formei sem conhecer (nem por nome) uma área tão interessante e que tem tudo a ver com a prática jornalística: a arquitetura da informação.

Para ninguém se perder, uma definição: arquitetura da informação é, basicamente, você organizar as informações de tal forma que permita com que ela seja encontrada, seja compreensível para outra pessoa.

Nesse contexto, uma palavra é de suma importância para compreender esse processo no ambiente digital: usabilidade. Esse conceito passa bem próximo ao que já falamos até aqui e está intimamente ligado ao trabalho de arquitetura da informação. Usabilidade, portanto, é tornar o site fácil de navegar para o usuário, que é capaz de achar, muitas vezes de forma intuitiva, o conteúdo que ele procura.

E como se consegue isso? Com um site bem organizado, ou seja: com uma arquitetura da informação bem planejada. Arquitetura da informação e usabilidade garantem, portanto, que a experiência do usuário seja a melhor possível ao acessar o site.

Esse assunto é muito extenso, mas meu objetivo aqui é apenas apresentar uma introdução ao tema. Porém, se você ficou interessado, o Governo Federal lançou a Cartilha de Usabilidade, dentro do projeto “Padrões web do Governo Eletrônico”. Lá tem dicas que servem não só para os sites do governo, mas para qualquer outro.

Continuemos…

Bem, a essa altura vocês devem estar se perguntando:

Sim, e o que isso tem a ver com o Jornalismo? Tá mais com cara de trabalho para designer do que para jornalista.

É bem verdade que o trabalho de arquitetura da informação sempre ficou muito sob a responsabilidade dos designers. Mas, pense comigo: parte do trabalho de AI é organizar o conteúdo do site, definindo categorias, separando as informações da forma mais clara possível. Isso é a cara do jornalista, não é mesmo?

Por isso, um bom trabalho de arquitetura da informação é aquele que é feito em conjunto com uma estratégia de conteúdo. Rogério Pereira, em seu artigo “União entre estratégia de conteúdo e arquitetura da informação”, publicado no Webinsider, fala algo muito interessante sobre isso:

Se o estrategista de conteúdo cuida para que a mensagem seja transmitida da melhor forma e em todos os meios, o arquiteto de informação é o responsável por cuidar da estrutura.

Aqui, ele fala de dois profissionais diferentes, mas é totalmente viável um jornalista também se especializar em arquitetura da informação. Afinal, o trabalho não é nenhum bicho de sete cabeças e as ferramentas  para fazer sitemap e wireframe, por exemplo, são muito fáceis de usar. Não acredita em mim? Dá uma olhada nesse esclarecedor texto sobre o que um arquiteto da informação tem que entregar em sua rotina de trabalho.

Muito interessante, não é? Esse é um mundo fascinante, digo por experiência própria. Aproveitem para visitar a seção de arquitetura da informação do meu portfólio para verem os trabalhos que já fiz.

E se você pretende se especializar, realmente, em AI, recomendo a leitura do livro “Information Architecture for the World Wide Web”, de Peter Morville e Louis Rosenfeld.

Outros links interessantes:

Arquitetura de informação de websites (apresentação feita por Guillermo Reis sobre o assunto)

Jornalismo e jornalistas precisam abraçar o deisgn (artigo no blog Mídia8)

Aplicando a técnica de card sorting em projetos de AI (artigo do Webinsider)

Anúncios

Compartilhe sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s