[Blog] O que o Marketing de Conteúdo pode fazer pela sua marca

webinar-marketing-de-conteudo

Semana passada assisti a um webinar sobre as metodologias de produção do marketing de conteúdo. A ministrante foi Luisa Barwinski, que é especialista no assunto, além de editora do blog Social 41 e colunista do Ideia de Marketing.

O debate foi muito interessante e, por isso, trago aqui alguns pontos abordados por Luisa, que podem ajudar – e muito – quem trabalha com produção de conteúdo para a web.

O que é?

Marketing de conteúdo é quando a marca assume o papel – que um dia foi exclusivo da mídia (os chamados “publishers”) – e começa a produzir seu próprio conteúdo, seja institucional ou de assuntos relacionados com a marca. É a marca falando para o seu público. Lembrando sempre que o objetivo do conteúdo é gerar lead, ou seja, engajamento do público com a marca, seja acessando os canais digitais, fazendo cadastro ou consumindo o produto ou serviço.

Produção x Curadoria

A melhor estratégia seria unir a produção de conteúdo próprio e curadoria (quando se divulga conteúdo de outras fontes). É importante ter em mente que a produção do conteúdo permite um maior controle sobre o uso de palavras-chave, que podem ajudar na otimização do conteúdo para buscadores. E conhecer a história da empresa ajuda a criar conteúdo de acordo com o posicionamento da marca.

Cauda longa

Uma das estratégias de marketing de conteúdo é o princípio de pareto – ou cauda longa – em que se sai do “mercado de massa” e se investe em conteúdo para nichos menores. É encontrar desdobramentos infinitos dentro de um tema maior.

Público

Para ter um conteúdo relevante, é fundamental conhecer o leitor-consumidor, entender como ele se comporta e o que ele procura. Para isso, há técnicas como construção de personas e cenários, que podem ajudar a dar uma melhor dimensão de quem se atinge e de quem se esperar atingir com o conteúdo produzido.

Cases

Para se ter um exemplo prático do marketing de conteúdo, conheçam o Mundo Verde, que é um loja de produtos naturais presente em vários lugares do Brasil. No site da empresa, não há apenas textos “promocionais”, com o objetivo de vender os seus produtos. Há uma verdadeira prestação de serviços sobre saúde e bem-estar. Acessem o site e confiram.

Abaixo está a apresentação que Luisa Barwinski usou durante o webinar:

 

O evento foi uma realização da Tracto – empresa especializada em marketing de conteúdo – em parceria com o Ideia de Marketing.

Aproveito para avisar-lhes que dia 08 de maio terá um novo webinar da Tracto, dessa vez sobre produção de conteúdo para a web. Mais detalhes no site da empresa.

Anúncios

5 pensamentos sobre “[Blog] O que o Marketing de Conteúdo pode fazer pela sua marca

  1. Pingback: [Blog] Conteúdo web de qualidade: como produzir? | Portfólio Carol Vidal - Comunicação digital, Arquitetura da informação, Jornalismo e Revisão - Salvador / BA

  2. Pingback: [Blog] Cursos e eventos sobre Comunicação Digital em junho e julho | Portfólio Carol Vidal - Comunicação digital, Arquitetura da informação, Jornalismo e Revisão - Salvador / BA

  3. Pessoal, eu estou aqui para deixar um recado para você que deseja prosperar na internet. Eu comecei a ganhar dinheiro faz 3 meses e tenho como provar isto através do meu extrato onde ganhei mais de 160 mil reais em 3 meses. Sou de SP e no meu site tem o meu telefone e explicações detalhadas de como voce irá fazer para poder começar a divulgar o negócio Bbom. Voce terá meu skype, meu telefone e pdoerá comprovar o que eu estou dizendo. Acesse o meu site e veja como http://www.bbomja.com.br
    Aguardo seu contato Paulo Henrique.

  4. Pingback: [Blog] Curator’s Code: curadoria de conteúdo com ética | Portfólio Carol Vidal - Comunicação digital, Arquitetura da informação, Jornalismo e Revisão - Salvador / BA

  5. Pingback: [Blog] Review do e-book 101 dicas de Marketing Digital | Portfólio Carol Vidal - Comunicação digital, Arquitetura da informação, Jornalismo e Revisão - Salvador / BA

Compartilhe sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s