[Blog] Como fazer sucesso nas redes sociais – Parte 1

social-media-students

Atuar em redes sociais já é uma realidade no trabalho de muitos profissionais de Comunicação. Pensando nisso, apresento hoje vasto material com técnicas e reflexões que ajudarão – e muito – na realização de um trabalho eficiente e que vai gerar resultados. Bons estudos!

Atenção: como o post ia ficar muito extenso, resolvi dividi-lo em duas partes. Por isso, fiquem atentos que amanhã o assunto continua!

 

E-books para download gratuito

Os e-books são uma rica fonte de informações e estudo para os profissionais de Comunicação, especialmente porque muitos deles são de distribuição gratuita. Separei três documentos que têm as redes sociais como tema. Para facilitar, fiz uma pequena sinopse de cada um deles e apresento minha avaliação sobre o conteúdo. Vamos lá:

 

Manual de orientação para atuação em redes sociais do Governo Federal

Pela primeira vez na história, grupos organizados (sejam empresas ou governos) precisam efetivamente se engajar em um relacionamento personalizado – mas em escala – com milhões de cidadãos.

manual-redes-sociais-governo-federalSinopse: apresenta melhores práticas no uso das redes sociais, incluindo geração de conteúdo, interação com o usuário e gerenciamento de crise. O manual é feito para guiar a atuação nos perfis do Governo, mas pode ser aplicado em qualquer empresa ou marca.

Avaliação: *****
O e-book é muito rico ao trazer à tona discussões inerentes à presença das redes sociais tanto no cotidiano dos profissionais, mas dos usuários de uma forma geral. Esse manual vem nos lembrar de que estamos lidando com pessoas e isso deve estar em foco o tempo todo. Afinal, as mídias sociais dependem da interação entre as pessoas, então, se você não estimula a participação delas, sua presença nas redes é nula e sem sentido.

O documento nos lembra, também, que nas redes sociais, a produção de conteúdo é anárquica, pois saiu do controle dos grandes veículos. Por isso, é preciso cuidado na forma de se relacionar com os usuários, pois o menor deslize ou mal entendido pode gerar uma crise desnecessária.

Em meio a essas discussões, o e-book também traz valiosas técnicas para produção de conteúdo para diferentes plataformas, relacionamento com o usuário, monitoramento das redes, mensuração de resultados e gerenciamento de crises. É um ótimo ponto de partida para quem deseja se aprofundar mais no assunto!

Faça download do Manual de orientação para atuação em redes sociais do Governo Federal

 

 

Facebook: conteúdo de marketing para empresas

Uns [fãs] vão curtir, comentar e compartilhar suas mensagens, porque eles realmente querem, não só porque você está seduzindo-os com um prêmio em dinheiro. Bom conteúdo. É isso aí!

wishpond-facebook-conteudo-marketing-para-empresas

Sinopse: o e-book produzido pela wishpond traz dicas de como gerar diferentes tipos de conteúdo no Facebook com o objetivo de gerar mais engajamento dos fãs. Além disso, ensina como promover posts e analisar resultados com o Facebook Insights.

Avaliação: ***
Para quem procura informações básicas sobre conteúdo para Facebook, este e-book servirá muito bem. O problema é que ele não sai do básico, não aprofunda mais os assuntos abordados. Ou seja, não espere encontrar nenhuma novidade nele.

Por outro lado, um dos pontos fortes do documento é o passo a passo para usar o Facebook Insights. Ele mostra, de uma maneira bem didática, como avaliar se os esforços da marca estão gerando resultados positivos.

Outro ponto positivo é que o e-book está cheio de exemplos práticos de ações nas redes sociais que deram certo. Uma ótima fonte de inspiração!

Além disso, o e-book traz uma explicação sobre como os algoritmos do Facebook determinam as mensagens que aparecem em nosso feed de notícias. Uma boa base para se avaliar a quem o conteúdo está realmente atingindo.

Cadastre-se gratuitamente e faça download do e-book “Facebook: conteúdo de marketing para empresas.

 

 

Como fazer sua marca ser amada nas redes sociais

Estamos falando de (…) pensar a estratégia de comunicação de um perfil de Twitter, um canal no YouTube ou uma fanpage no Facebook da mesma forma que se pensa a estratégia de comunicação em televisão, mídia impressa e eventos.

scup-como-fazer-sua-marca-ser-amada-nas-redes-sociaisSinopse: através de conceitos do Marketing, o e-book da Scup Ideas analisa de que forma as estratégias de Social Media devem estar inseridas em um plano maior de Comunicação. Há dicas de definição de objetivos, planejamento de ações táticas e análise de resultados.

Avaliação: *****
Ao contrário do e-book anterior, este aprofunda mais as questões e mostra como os conceitos “tradicionais” de Marketing podem ser perfeitamente utilizados quando falamos em estratégias em redes sociais. Ele já começa lembrando que o que faz as redes sociais tão interessantes é o público que está lá. Então, qualquer ação de um produto ou marca nessas ferramentas deve ser pensada e voltada diretamente para os usuários.

E, para que os objetivos sejam alcançados, o e-book nos mostra algumas etapas importantes, tais como:

  • Definir o ciclo de vida do produto ou serviço;
  • Pensar no fornecimento de indicadores de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators) para o acompanhamento dos resultados;
  • Planejamento de ações táticas;
  • Mensuração de resultados.

Percebam que os objetivos de social media usam os mesmos critérios do planejamento de marketing integrado, que considera todos os canais em que a marca atua. Esse ponto é importante porque o buzz da marca nas mídias sociais reflete não só as ações realizadas nas redes, mas também em outras campanhas que fazem parte do composto de Marketing

Cadastre-se gratuitamente e baixe o e-book “Como fazer sua marca ser amada nas redes sociais”.


E, no post de amanhã, vamos falar sobre cursos de formação em Analista de Mídias Sociais, além de eventos e podcasts sobre o tema para você ficar por dentro de tudo o que está acontecendo. Até lá!

 

UPDATE: A parte 2 já está no ar! Confiram:

Como fazer sucesso nas redes sociais – Parte 2

Anúncios

6 pensamentos sobre “[Blog] Como fazer sucesso nas redes sociais – Parte 1

  1. Pingback: [Blog] Como fazer sucesso nas redes sociais – Parte 2 | Portfólio Carol Vidal - Comunicação digital, Arquitetura da informação, Jornalismo e Revisão - Salvador / BA

  2. Parabéns Carol, lí a primeira parte deste estudo e aproveitei para me Cadastrar e baixei o e-book “Como fazer sua marca ser amada nas redes sociais”. Espero aproveitar o máximi de suas dicas.

  3. Pingback: [Blog] Cursos e eventos sobre Comunicação Digital em junho e julho | Portfólio Carol Vidal - Comunicação digital, Arquitetura da informação, Jornalismo e Revisão - Salvador / BA

  4. Pingback: [Blog] 12 dicas para avaliar a qualidade da sua fanpage | Portfólio Carol Vidal - Comunicação digital, Arquitetura da informação, Jornalismo e Revisão - Salvador / BA

  5. Pingback: [Blog] Review do e-book 101 dicas de Marketing Digital | Portfólio Carol Vidal - Comunicação digital, Arquitetura da informação, Jornalismo e Revisão - Salvador / BA

Compartilhe sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s