[Blog] Curator’s Code: curadoria de conteúdo com ética

curatorscode04

Citar a fonte quando usamos uma informação ou pensamento de outra pessoa ou outro lugar, é uma conduta que deveria estar internalizada em todos os criadores de conteúdo. Especialmente para quem trabalha com web, a prática de curadoria de conteúdo – o ato de reproduzir informações de fontes diversas – faz parte do dia a dia. E foi pensando em padronizar a citação de fontes que Maria Popova, fundadora do Brainpickings.org, criou o “Cuartor’s Code”, que nada mais é do que um código de conduta para a curadoria de conteúdo.

CONFIRA TAMBÉM: O que o Marketing de Conteúdo pode fazer pela sua marca

O código propõe dois caracteres especiais para padronizar os créditos: o “via” (simbolizado por ), que seria para quando o conteúdo é compartilhado na íntegra ou com poucas modificações; e a “hat tip” (simbolizado por ), quando usamos um conteúdo como inspiração e criamos um novo com base naquele.

curatorscode

A questão é simples: usando os caracteres ou não, o importante é citar o link de onde a informação foi retirada. Mas, não podemos negar que adotá-los seria uma forma de gerar curiosidade e chamar a atenção das pessoas para a importância de citar os créditos. E, como Maria Popova ressalta, esse é um ato de respeito com quem criou tal conteúdo.

“Todo pedaço de informação que encontramos foi postado antes de nós por alguém que trabalhou para criá-lo, descobri-lo ou trazê-lo ao nosso conhecimento. Atribuir crédito é reconhecer esse trabalho e simplesmente dizer ‘obrigado’”.

E para quem quiser adotar os caracteres em seus posts, há disponível no site os códigos que permitem adicioná-los em uma publicação de texto – um tweet ou um post de blog, por exemplo. Confira esse vídeo para saber como usar:

 

E, como uma demonstração de apoio a esta iniciativa tão importante, passarei, a partir de agora, a usar os caracteres nos meus posts. E aí vai a estreia:

Brainstorm9

 

Leia mais sobre o assunto…

A importância da curadoria de conteúdo  (Ideia de Marketing)

Anúncios

Compartilhe sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s