[Blog] Marketing de Conteúdo: geração de valor e relevância para a marca

Content-Marketing

Lembram da época em que só se podia contar com pessoas conhecidas para saber se um produto ou serviço era de qualidade? Era isso ou confiar nas propagandas e anúncios das empresas. Com a internet, esse cenário foi alterado: hoje, está ao alcance de um clique uma comunidade global disposta a dividir suas opiniões.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo web de qualidade: como produzir?

E os números refletem isso. Pesquisa do IAB Brasil com internautas brasileiros mostrou que 74% dos entrevistados pesquisam na internet sobre produtos que estão interessados em comprar. Essa é, também, uma tendência em outros países, já que a Cone Communication revelou que quatro em cada cinco consumidores já desistiram de uma compra baseados em avaliações negativas na internet.

É nesse contexto que o Marketing de Conteúdo pode ser um poderoso aliado para o sucesso das marcas. Tal conceito consiste, basicamente, em gerar conteúdo relevante, seja institucional ou de assuntos relacionados. Ou seja, é a marca fazendo o papel de “mídia” e falando diretamente para o seu público. Já que as pessoas estão usando cada vez mais a web em busca de informações, é hora de fornecer conhecimento a elas. Mas, para isso, algumas estratégias são importantes e necessárias, como veremos a seguir.

Conheça seu público e forneça a ele conteúdo relevante

O primeiro passo para a produção de conteúdo que seja relevante e útil é conhecer o perfil dos leitores. “O que eles procuram? Quais seus interesses? Como eles se comportam?”. Essas são algumas perguntas que ajudam a atender da melhor maneira possível as demandas dos consumidores e também dos clientes em potencial.

Há técnicas, como a construção de personas e cenários, que ajudam a dar uma dimensão para obter tais respostas. A primeira consiste em criar perfis de pessoas que estariam interessadas em acessar o seu site. A partir daí, é preciso pensar em que situações elas fariam isso.

Por exemplo, se a sua empresa vende produtos naturais, um possível perfil seria uma mulher, na faixa dos 25-30 anos, independente, que gosta de praticar esportes. Um cenário para essa consumidora entrar no site é para saber mais informações sobre alimentos recomendados para se ingerir antes e depois de praticar algum exercício físico. A partir de simulações como essa, fica mais fácil pensar no tipo de conteúdo que será produzido, a linguagem utilizada e os resultados esperados.

Marketing de conteúdo é sinônimo de informação

Continuando com o exemplo acima, perceba que a consumidora em questão não vai procurar o site apenas para comprar ou saber informações sobre os produtos que a marca vende; ela vai atrás de informação. Por isso, produzir conteúdos com o único objetivo de vender não é a solução mais adequada. É preciso ir além e pensar em agregar valor à marca a partir do momento em que se fornece informação de qualidade.

Dessa forma, será possível criar e manter uma base engajada de leitores que, certamente, lembrarão da marca de forma positiva, seja na hora de comprar produtos ou indicá-los para alguém. Quer conquistar consumidores satisfeitos? Seja relevante para eles. E a melhor maneira de fazer isso é relacionar a marca a um conceito que, no caso da loja de produtos naturais, poderia ser o incentivo a uma vida saudável.

Originalidade conquista o leitor

Ao acessar um site, o leitor espera encontrar ali informações não só relevantes, mas únicas. Por isso, investir somente em curadoria de conteúdo não é a melhor estratégica, já que os textos seriam apenas reprodução do que já foi produzido por outros veículos ou empresas.

Dar uma visão pessoal e inédita sobre um assunto, mesmo que ele já tenha sido abordado em outros locais, dá ao conteúdo uma relevância maior. A originalidade ajuda a qualificar a audiência do site, deixando os leitores satisfeitos. Por outro lado, auxilia nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), permitindo melhores posições no ranking do Google. E os dois lados – consumidores e empresa – saem ganhando.

 

*Foto: Google Images

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