[Blog] A segunda tela é uma realidade e só o Brasil não enxergou

O ato de assistir televisão e comentar nas redes sociais tornou-se algo tão natural, que dispensa teorias e explicações. O fenômeno da second screen (ou segunda tela, em português) já é uma realidade e só não vê quem não quer. No Brasil, fenômenos como Avenida Brasil com a hashtag #Oioioi e reality shows como A Fazenda e Big Brother Brasil só mostram a força que essa prática tem no país.

second-screen

A diferença entre o Brasil e os canais de TV americanos, por exemplo, é que nós fazemos isso espontaneamente, já que não há nenhum tipo de incentivo a essa prática, como acontece nos EUA. Lá já é comum emissoras indicarem hashtags oficiais para serem usadas durante a exibição de um programa, por exemplo, uma forma de concentrar as opiniões e justamente incentivar essa prática. Não é difícil de encontrar também produtores e atores de determinada série comentando sobre um episódio no Twitter enquanto ele vai ao ar. Além disso, ainda há aplicativos que prometem entregar conteúdo extra da série simultaneamente à exibição, bastando o usuário sincronizar seu dispositivo móvel com o que está sendo exibido na TV.

E para não dizer que o Brasil está totalmente alheio a esse fenômeno, a TV Cultura colocou no ar o portal de segunda tela, que entrega conteúdo extra simultaneamente à exibição de seus programas. Acessem: http://cmais.com.br/segundatela. Além disso, O IBOPE está desenvolvendo estudos colaborativos em parceria com a startup Qual Canal para monitorar e compreender essa mudança no comportamento do telespectador e internauta, além de avaliar a influência das interações online na audiência televisiva.

A chamada Social TV também se fortalece com essa prática, ao percebermos que uma audiência deve levar em consideração muito mais do que a quantidade de espectadores de um determinado programa, mas observar também o buzz gerado nas redes sociais. É a internet modificando as formas de se ver TV.

Uma prova disso é a indicação de três séries exclusivas da Netflix – plataforma que disponibiliza conteúdo de séries de TV e filmes na internet – foram indicadas ao Emmy. Arrested Development, House of Cards e Hemlock Grove receberam, juntas, 14 indicações. Esse é um importante momento que mostra a força da internet no mercado televisivo norteamericano.

E aí, quando será que os grandes canais de TV brasileiros acordarão para essa realidade? De fato, eles estão perdendo uma oportunidade e tanto.

Gosta desse assunto? Então não deixe de acompanhar a coluna Convergência, da jornalista Daiana Sigiliano, todas as quartas-feiras no Box de Séries. Imperdível!

Foto: iMedia Connection

Anúncios

Um pensamento sobre “[Blog] A segunda tela é uma realidade e só o Brasil não enxergou

Compartilhe sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s