[Blog] Crowdfunding: financiamento sem burocracia

Recentemente saiu uma matéria no portal Meio & Mensagem falando sobre o lançamento de mais uma ferramenta dedicada ao crowdfunding, mas com uma diferença: todos os projetos serão focados em projetos audiovisuais para serem divulgados no YouTube. O TubeStart, por enquanto, só está disponível para os Estados Unidos, Canadá e Europa, mas já dá para conferir o vídeo de apresentação do projeto:

 

 

Enquanto essa plataforma não chega no Brasil, vamos falar como está a situação do crowdfunding no país e por que é uma boa ideia – tanto para os idealizadores quanto para o público – investir em projetos dessa maneira. Mas, para ter certeza de que estamos todos em sintonia, vamos começar pelo básico.

Mas, afinal, o que é crowdfunding?

Para quem não está familiarizado com o termo, o crowdfunding surgiu em 2002 nos Estados Unidos e é uma fonte de financiamento coletivo ou colaborativo. A ideia é simples: você, que tem um projeto para colocar em prática, mas não tem dinheiro, cadastra sua ideia em uma plataforma voltada para isso (o Catarse, por exemplo) e o público em geral pode contribuir financeiramente através de pagamento online. O objetivo é estipular um valor total e dividi-lo em cotas, para que cada pessoa contribua com um valor dentro de suas condições e, em troca, ganha algum tipo de recompensa (brindes, conteúdos exclusivos e o que mais a criatividade do produtor decidir).

crowdfunding

Por que é uma boa ideia?

Pensando pelo lado do idealizador do projeto, o crowdfunding é uma forma de fugir da burocracia dos grandes investidores e ainda engajar o público em todo o processo. Dessa forma, quando o projeto for concretizado, já haverá todo um grupo interessado em ver a ideia em prática, o que facilitará o compartilhamento e as chances de alcançar um novo público.

Em relação ao usuário, em primeiro lugar, ele terá a vantagem das recompensas, uma forma de investir em uma ideia na qual ele acredita e ainda ganhar algo (materialmente falando) por isso. Além do mais, não podemos esquecer que a internet trouxe um novo paradigma, tirando o usuário da condição passiva. Agora, ele, mais do que nunca, quer participar e produzir, em vez de receber apenas produtos prontos.

Então, dar a chance dele fazer parte de todo o processo de concretização do projeto da a esse usuário um certo poder de decisão e maior envolvimento com o projeto, pois ele se sentirá parte daquilo. E se ele faz parte, ele vai compartilhar, como dito anteriormente. Além disso, se o projeto não conseguir o valor mínimo, o usuário terá seu dinheiro de volta através de créditos para investir e outros projetos na plataforma ou o estorno do valor. Ou seja, dá para investir sem medo!

No Brasil

Nós somos conhecidos como um país bem aberto a novas ideias. Não é a toa que redes sociais como o Facebook tenham tantos adeptos por aqui. E com o crowdfunding não é muito diferente. De acordo com matéria do portal Startupi, já foram arrecadados R$ 9,7 milhões no Catarse aqui no Brasil. Um bom número, não é?

Quer saber mais números sobre crowdfunding? A Revista TI NE fez uma matéria muito interessante sobre isso. Para ler, basta clicar na imagem abaixo.

crowdfunding-ti-ne

Casos de sucesso e fracasso

O portal Startupi também entrevistou idealizadores de projetos que deram certo e errado no financiamento por crowdfunding. Para quem está pensando em investir nisso, há valiosas dicas do que funciona e do que não funciona. Acesse a matéria completa.

 

Quer saber mais alguma informação ou contar um caso de sucesso ou fracasso? É só comentar aí embaixo!

 

Foto: Laptopmag.com

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Blog] Crowdfunding: financiamento sem burocracia

Compartilhe sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s