[Blog] Como desenvolver projetos inovadores na web

Inovação é buscar soluções para problemas

É preciso acabar com a ideia de que para ser inovador um projeto precisa criar algo totalmente novo, nunca antes visto no mercado. Na verdade, muitas das inovações que vemos hoje em dia são melhorias no que já existe, tornando produtos e serviços mais eficientes. Olimpio Araujo Junior, criador da plataforma de cursos online Gestor de Marketing, alerta que de 90 a 95% dos projetos inovadores no mundo fracassam, e muitos deles justamente por estarem à frente do seu tempo ou não serem viáveis tecnológica ou culturalmente naquele momento.

lampada-ideia-aydeia

Essas e outras questões são discutidas por ele na palestra “Como desenvolver projetos inovadores na web”, que pode ser assistida na íntegra (veja vídeo mais abaixo). A ideia geral é discutir o que é inovação e como ela se aplica na internet. Nesse contexto, o primeiro conceito de inovação é de que não sabemos onde ela vai aparecer, mas uma coisa é certa: ela não se viabiliza sozinha. É preciso uma boa ideia, profissionais qualificados e, especialmente, conhecimento do mercado.

E a falta de conhecimento de mercado é um dos grandes entraves da inovação, assim como:

  • Falta de um plano de negócios
  • Falta de aplicabilidade prática
  • Falta de cultura de uso da ferramenta
  • Falta de capacitação dos empreendedores

Por isso, não basta ter uma ideia genial, é preciso toda uma infraestrutura e planejamento para colocá-la em prática.

E onde entra a web nessa história?

A internet, por suas características que proporcionam interação com usuários de diferentes lugares, facilita a criação de projetos inovadores, e as próprias redes sociais são um exemplo disso. E são as gerações que veem na web possibilidades de negócios, pois estão o tempo todo conectadas, que criam a atmosfera cultural propícia para que projetos inovadores na web ganhem corpo e tenham aceitação.

Olimpio conta durante a palestra sobre um site que pode ser considerado um “piloto” do que hoje conhecemos como e-commerce. No momento em que foi lançado, não havia tecnologia que permitisse a agilidade que hoje as lojas virtuais oferecem, desde a compra até a entrega. Por isso, mais uma vez, é importante repetir: timing é fundamental. Por isso, não tente reinventar a roda e jogue com as peças que estão disponíveis e são aceitas pelo público.

Podemos – e devemos – inserir novos padrões, mas sempre com o cuidado de observar e pesquisar se tal solução é viável e realmente útil. Afinal, a inovação serve para encontrar soluções e não inventar problemas. E aprenda a trocar o pneu com o carro andando, pois a internet é dinâmica demais e a sensação é que sempre estaremos um passo atrás e em uma versão beta. Faz parte.

Confira a palestra na íntegra:

Anúncios

Um pensamento sobre “[Blog] Como desenvolver projetos inovadores na web

Compartilhe sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s